Trilhas do Conhecimento

Trilhas de Aprendizagem Colaborativa

Capacitar um colaborador não precisa se resumir apenas a treiná-lo: pode se tornar um projeto pessoal do colaborador em parceria com a empresa, em uma jornada contínua, buscando sempre a melhora. Uma boa maneira de fazer isso é estruturando uma trilha do conhecimento.

A trilha do conhecimento, também conhecida por trilha de conhecimento ou trilha de aprendizagem, é exatamente o que o nome sugere: uma trilha, ou um caminho, de conhecimento e estudos que visam desenvolver um colaborador ou equipes.

Se você quer entender melhor o que é a trilha do conhecimento, como funciona, como pode ser implementada e como ela pode ser benéfica para a sua empresa e colaboradores é só seguir o artigo que te ensinamos tudo!

A trilha do conhecimento é uma sequência de diversas etapas, como atividades e tarefas, necessárias para o desenvolvimento de um colaborador. Essas etapas devem ser coerentes entre si e em relação ao objetivo final planejado entre o Gestor, Setor de RH e o Colaborador.

As trilhas de conhecimento da UNIVERSIDADE CORPORATIVA vão alem não são apenas isso: elas buscam utilizar técnicas inovadoras e tecnológicas para melhorar a absorção do conteúdo pelo colaborador, além de deixar todo o processo mais interessante. As trilhas do conhecimento podem englobar diferentes métodos, plataformas, cursos, encontros, seminários, workshops, jogos e quaisquer outras ferramentas que possam ajudar a alcançar o objetivo de desenvolver as competências dos colaboradores.

A trilha do conhecimento pode ser específica para cada colaborador, equipe ou grupos de colaboradores. O ideal é entender o ponto de partida e os objetivos do processo, e então desenvolver a trilha do conhecimento juntamente ao colaborador. Embora possam incluir treinamentos como um dos passos da trilha do conhecimento, ela não se resume a isso: na trilha do conhecimento, o colaborador deverá ser um elemento ativo, envolvido mental e emocionalmente no processo, que é extenso e contínuo.

A plataforma dinâmica, ancorada por grandes parcerias – UNA – Centro Universitário, Solumed – Empresa de consultoria do Segmento de saúde – Trevisan, Iped, entre outras faz deste processo bastante dinâmica e focado no segmento de saúde .

Benefícios da Trilha do Conhecimento para o seu Negócio

As trilhas de conhecimento podem ser a escolha mais adequada para sua empresa e colaboradores, mas, mais do que isso, pode ser uma estratégia que renderá grandes frutos para todos.

Flexibilidade

Os colaboradores possuem diferentes aspirações,  e objetivos. Os seus colaboradores também seguem essa lógica: cada pessoa aprende de maneira distinta e busca seus objetivos, sendo que um método que é eficiente para uns pode não ser para outros.

Autonomia do colaborador

Na Integral a trilha pode ser desenvolvimento conforme os desejos e autonomia do colaborador. Obedecendo aprender questões referentes a sua preferência e ao mesmo tempo que as que empresas precisa que sejam apreendidas.

Desenvolvimento profissional

Claro que o planejamento de qualquer trilha do conhecimento tem como objetivo geral o de desenvolver o colaborador ou indivíduo profissionalmente. Isso significa que todas as etapas são coordenadas e pensadas considerando esse objetivo. Dessa forma, a trilha do conhecimento trará benefícios profissionais para o colaborador, que por consequência é para a empresa também. O desenvolvimento de colaboradores é um investimento que traz retorno direto em números para qualquer organização.

Foco do Corporativo

Empresas diferentes geram profissionais diferentes, mas também cultivam uma cultura de inovação e excelência. O investimento na Universidade Corporativa não se limita apenas à formação de profissionais capacitados, mas também visa nutrir mentes criativas e empreendedoras. Essa abordagem não apenas amplia os horizontes dos indivíduos, mas também expande suas linhas de competências, preparando-os para enfrentar os desafios em constante evolução do mercado.

Como criar uma Estratégia de Trilha do Conhecimento na sua Empresa

É natural que, neste ponto, você esteja se perguntando como planejar e implementar a trilha do conhecimento em sua empresa. Por essa razão, separamos os principais pontos a serem considerados durante o processo de planejamento.

Entender o Público

O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de trilha do conhecimento é entender o seu público. Uma experiência que promete ser adaptável a cada indivíduo precisa considerar que cada colaborador é único.

Portanto, é importante entender o perfil profissional de cada colaborador, além dos níveis de conhecimento prévio, experiências anteriores e as necessidades particulares de cada um em relação a aprendizados e desenvolvimento.

Diversidade é a palavra-chave

Busque a diversidade em todos os sentidos quando planejando uma trilha do conhecimento: utilize as mais diversas ferramentas, métodos e conteúdos. Não tenha medo de transformar o processo em algo criativo e novo.

Além disso, é importante que a trilha do conhecimento tenha processos formais e informais. Podem incluir, por exemplo: cursos online, videoaulas, jogos corporativos, grupos de discussão, ou seja, qualquer ferramenta que possa acrescentar no processo, formal ou não.

Uso de ferramentas

A tecnologia permite hoje o uso de diversas ferramentas para otimizar o processo de aprendizagem e retenção do conhecimento. Ao planejar uma trilha do conhecimento, é interessante considerar o uso dessas diversas ferramentas.

Considere, por exemplo, utilizar o e-learning e plataformas de mobile learning para estimular a praticidade e comodidade, ou mesmo a microlearning e a gamificação para otimizar o processo de retenção de conhecimento.

Entender os objetivos

Estabelecer um objetivo para cada colaborador pode ser uma boa maneira para definir o tipo de conteúdo e ferramentas que serão utilizados. Como cada colaborador tem um ponto de partida diferente, seus objetivos também poderão ser diferentes.

Por exemplo, um colaborador pode ser um excelente vendedor mas demonstrar dificuldades na questão técnica dos produtos. Nesse caso, o objetivo para esse colaborador pode ser, por exemplo, desenvolver seu conhecimento em relação aos produtos.

Mais do que um treinamento, uma experiência

O que diferencia a trilha do conhecimento de treinamentos comuns é que a trilha do conhecimento é, essencialmente, uma experiência. Ela não deve se limitar apenas a processos formais ou aulas tradicionais. Por essa razão, certifique-se de que, para o colaborador, a trilha do conhecimento é um projeto pessoal, onde ele tem envolvimento físico, mental e emocional. O colaborador deve ser entendido como um agente ativo, que pode se envolver no planejamento.
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